E-familynet.com Ticker

domingo, 24 de julho de 2011

Utilidade Pública (?)

Oi gente, tudo blue?


Meu post de hoje não vai ser útil pra muita gente, mas ele é especialmente escrito pra minha querida amiga Tina, mãe do Lucas, que também tem fissura.


Bom, vou deixar aqui as dicas da fono, que são só pra estimular porque como o Miguel não fala ainda não tem o que corrigir, e em nome de Jesus, nem terá.


* NUNCA, JAMAIS falar errado com o bebê - papato, quelido, dotoso, danda, etc, nem pensar, e isso infelizmente é o que mais fazem. Quer ajudar o bebê? Fale certo SEMPRE.


* Quando a criança  falar alguma coisa errada não corrija repetindo a palavra de forma errada, corrija com a palavra certa. Por exemplo:
O Miguel chama o pai de ma. Pra corrigir, eu não devo falar " não é ma, é papai"  e sim falar só "papai".


*Falar de frente com a criança a palavra correta pra que ela veja os movimentos do lábio.


*Incentivar a mastigação.


*Estimular a sucção pra fortalecer os músculos, no caso do Miguel com o canudo ( que ele não deixa nem encostar na boca).


*Estimular movimentos de bico. Soprar bolhas de sabão, fazer bico pra mandar beijo.


*Estalar a língua e imitar o som dos bichos.


*Conversar muito e cantar pra criança.


*Na hora de dar comida deixar a colher parada na boquinha deles pra que eles façam o movimento de tirar a comida da colher.


A fono me disse que é muito comum a troca de sílabas por que a criança primeiro aprende vendo e depois ouvindo.
Por exemplo: se a gente falar ma e pa podemos perceber que o movimento do lábio é igual.
agora, no caso da criança com fissura é importante ver se não tem também problema de audição, o que também pode prejudicar a fala.


Acho que é isso.


Tina espero ter ajudado, e qualquer coisa é só perguntar.


Beijo.

2 comentários:

  1. Oi! Bom dia! Obrigada mais uma vez pelo seu carinho. Estou meio sem tempo porque tem um colega do trabalho de férias e estou fazendo o meu serviço e o dele e em casa, no final de semana, não dá para nem passar perto do computador, pois Lucas não deixa, por isso tenho estado meio ausente. Assim como Miguel, Lucas também não permite algumas coisas. Ontem até que fiquei satisfeita pois ele comeu a comidinha com alguns pedacinhos. Peneirei a metade e a outra metade eu só amassei. Depois misturei tudo e até que ele não fez tanta careta e nem fez vômito. Sei que preciso estimulá-lo mas confesso que morro de medo de que ele se engasgue... Vou imprimir as dicas e tentar colocá-las sempre em prática. Como te disse aqui na minha cidade não tem profissionais com experiência em crianças fissuradas e você não imagina como foi importante a sua postagem. Obrigada de coração! Nós estamos bem, só o frio e a danada da gripe que estão atrapalhando um pouco. E Miguelzinho? Como está? Fiquem com Deus.Um beijo enorme, Tina.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fa... adorei este post.. muito bom... e pelo visto ira me ajudar tbm....
    beijokas e fique com Deus

    ResponderExcluir